Instituto Histórico de Pitangui – Fundação
O Instituto Histórico de Pitangui foi fundado em 5 de abril de 1968, quando os documentos que hoje compõem seu acervo foram descobertos pelo juiz de direito Geraldo Pinto de Souza nos porões do prédio do Fórum da comarca. Preocupado com o estado dos documentos, ele resolveu proporcionar um tratamento adequado a esse acervo.
Dessa ideia, nasceu o Instituto, que foi fundado por um grupo de 29 pitanguienses, que se reuniram e, no dia 5 de abril deram forma a esse ideal. Foram os seguintes os fundadores: Laércio Rodrigues, então promotor de Justiça de Pitangui, Tasso Lacerda Machado, Plínio Malachias, Ubaldino Pereira da Fonseca, Achrises Gonçalves dos Santos, João Baptista Bicalho, Padre Guerino Valentino Pontello, Sálua Nazar de Oliveira, Pedro Scapolatempore, João da Silveira Bicalho, Antônio Carlos Pereira Bahia, Paulo de Vasconcelos Carvalho, Antônio Nazareno Lopes Cançado, Lydia Lopes Cançado, Raimundo Álvares da Silva Lopes, Marcos Antônio de Abreu Gonçalves, Marcondes Machado, João Lopes Cançado Neto, Elvécio Starling Diniz, Adelan Maria Brandão, William Jaques Pereira Santiago, Paulo Wangner de Miranda, João de Lacerda Lima Filho, João de Lacerda Lima Filho, José Lopes Lobato, Maria José de Freitas, Maria Arminda Da Piéve Rodrigues, Cândido de Souza Peixoto e Mário Lúcio Carreira Machado.
A reunião em que ocorreu a fundação do Instituto aconteceu às 17:00h, no edifício do Fórum. A reunião foi presidida por Tasso Lacerda, que, em poucas palavras, abriu a sessão, ressaltando a importância daquele ato. Em seguida, convidou Laércio Rodrigues para que fizesse a leitura da proposta de estatuto, que foi aprovada pela unanimidade dos presentes. Por fim, ocorreu a eleição da primeira diretoria, que ficou assim constituída:
- Presidente de honra: Gustavo Capanema
- Presidente: Laércio Rodrigues
- Vice-presidente: Tasso Lacerda Machado
- Secretário-geral: Plínio Malachias
- Secretário-adjunto: Ubaldino Pereira da Fonseca
- Diretor Técnico: Achrises Gonçalves dos Santos
- Diretor Financeiro: Idelfonso Camilo dos Santos
- Bibliotecário: João Batista Bicalho
- Conselho Consultivo: José Morato e Sílvio Gabriel Diniz